Alegria & tristeza

Eclesiastes 3.1-15

Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria (Sl 30.5).

Os sentimentos humanos se alternam entre alegria e tristeza. Cada um deles tem, em nossa história, sua presença com intensidade e tempo diferente.
Para uma vida melhor, é importante não se criar uma expectativa falsa de que vamos conseguir acabar com a tristeza. Infelizmente, no mundo em que vivemos, a tristeza é inevitável. Por mais que fujamos dela, uma hora ela irá aparecer. Embora queiramos eternizar a alegria, não conseguimos. Muitos exigem demais de si mesmos, uma postura sempre alegre. Quando na hora da dificuldade, ficam tristes por estar tristes.
É importante saber também que, da mesma forma que existe na vida momentos difíceis e tristes, existem momentos de paz e alegria. Devemos aproveitar estas oportunidades de alegria. A tristeza já ocupa seu espaço. Não deixe que ela se acomode em sua vida tomando o espaço da alegria. Na presença de Deus podemos nos alegrar. Não é pecado ser feliz. Tem-se associado tanto alegria com farras, embriagues, prostituição que fica a impressão de que se estamos felizes é porque estamos fazendo algo errado. Começamos achar que só através destas coisas é possível se alegrar. É mentira, há muita coisa boa neste mundo que podemos e devemos desfrutar. Uma forma de saber se o que estamos fazendo para ter alegria está correto é lembrar que a alegria que desagrada a Deus não é verdadeira.
Na vida tanto a alegria como a tristeza têm um propósito que é nos abençoar. Ao passar por um momento de alegria ou de tristeza, precisamos tirar destes momentos o que eles têm de bom. Precisamos descobrir o que Deus quer nos ensinar em cada situação, tomando sempre cuidado com os perigos também presentes. A grande notícia é que um dia a tristeza vai ter fim. Hoje a alegria parece sempre passageira e a tristeza insistente e duradoura. Um dia e teremos plenitude de alegria, delícias perpetuamente.

Alegria se busca fazendo o que agrada a Deus.