terça-feira, 22 de abril de 2008

Bodas do silêncio

Provérbios 18.11-21

Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se (Tg 1.19).

Um casal tomava café no dia das suas bodas de ouro. A mulher passou a manteiga na casca do pão e deu para o seu marido, ficando com o miolo. Pensou ela:
"Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais meu marido e, por 50 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer o meu desejo."
Para sua imediata surpresa o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:
- “Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante 50 anos, sempre quis comer a casca do pão. Mas como você sempre gostou tanto dela, eu jamais ousei pedir!”
A comunicação é uma importante ferramenta para o progresso de nossa vida em todas as áreas. Através de uma boa comunicação podemos viver melhor em nossa casa com a família e em nosso trabalho. Um segredo da boa comunicação é saber ouvir. Mais do que saber falar, saber ouvir é o que vai fazer a diferença de uma boa comunicação. Devemos ouvir com paciência, ouvir com interesse, sem indiferença, sem interromper os outros com freqüência. Temos que escolher um lugar tranqüilo, um momento oportuno para conversar. Devemos olhar sempre para quem nos fala. Ouvir sem interpretação preconceituosa, conservando a mente aberta para todas as questões de discussões. Investigar, mas não argumentar.
Depois de ouvir, é hora de falar. Uma conversa franca, com delicadeza. Tomando cuidado com o que falamos e como falamos. As nossas palavras devem ser remédio e não punhal.
Seja claro. Não podemos ficar esperando que as pessoas adivinhem o que nós queremos. Devemos sempre expressar nossos pensamentos com franqueza, verdade, honestidade, de maneira adequada e oportuna. Sempre com humildade, não achando que temos a melhor idéia, a última palavra.
Aplique estes conceitos, é melhor fazer isso do que esperar cinqüenta anos para descobrir algo que em cinco minutos poderia ser esclarecido.

Boa comunicação, bons relacionamentos, melhor vida.