terça-feira, 22 de abril de 2008

Meu Pastor

Salmo 23

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo (Sl 23:4).

A vida é cheia de lutas. Luz e sombras nos cercam a cada dia, somos atraídos para as trevas e para a luz. Graças a Deus temos a presença do bom pastor, que nos consola, e nos tira do caminho das trevas e da sombra da morte.
O texto afirma nossa vitória sobre o mal, afirma que teremos paz em Deus independentemente do que estamos passando ou do que virá pela frente. Quando penso no que pode ser a sombra da morte, entendo que, significa tudo o que existe de mal neste mundo, tanto aquilo que tenta nos levar ao pecado ou qualquer acontecimento rotineiro como: o mal das lutas diárias, dos problemas financeiros, dos problemas familiares e dos problemas com enfermidade e morte.
O consolo vem das palavras “tu estás comigo”. Deus está conosco e nós devemos estar com Deus para termos esta proteção. Primeiro precisamos encarar a realidade da vida. A vida não é fácil pra ninguém. A angústia, a tristeza, o medo, os perigos, as sobras e luzes estão em todo lugar percorrendo todos os caminhos, famílias e corações. Saber que a vida não é uma ilha da fantasia é um passo importante para poder afirmar o seguinte: Tenho um caminho perigoso e difícil a percorrer, portanto, se não estiver preparado e bem acompanhado vou me perder no meio do caminho. Preciso me fortalecer, para isto, eu quero estar na presença de Deus a cada dia. Eu estou contigo Senhor e tu estás comigo.
Sim. O Senhor Deus estará conosco, a sua vara, e o seu cajado nos consolarão a cada dia. Diante das diversas batalhas, a vara (bordão, cetro, cabo) é a arma ou espada a ser utilizada para nos proteger, será utilizada nos combates contra o inimigo. O cajado é o nosso apoio e também nos dará direção no caminho.

Vamos viver na presença do supremo pastor, nada nos faltará.