Motive a ação

Eclesiastes 9:10

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens (Cl 3.23)

Como temos usando o nosso tempo? Será que não estamos desperdiçando ou usando de forma errada. Todas as pessoas têm o mesmo tempo, umas conseguem produzir mais coisas porque aprenderam como melhor utilizá-lo.
Mas, maior do que o problema de não se saber o que fazer é não ter motivação para fazer. Geralmente sabemos o que deve ser feito, o que nos falta é vontade de fazer. Algumas vezes ficamos travados diante de pequenas ações por falta de motivação. Enquanto isso, sobra vontade para fazer o que não deveríamos.
É importante saber que não devemos nos guiar por sentimentos. Quase sempre eles vão nos levar ao desastre pessoal. Nossas vontades serão sempre de dormir mais, comer mais, fazer menos. É preciso agir mesmo sem vontade. Depois que começamos alguma coisa, a motivação aparece. E quando estamos motivados, difícil é parar de fazer.
Também encontramos motivação quando olhamos para o resultado que nossa ação terá, no lugar de olharmos para as suas dificuldades. Não devemos pensar no esforço da subida de uma montanha e sim na beleza da paisagem de seu ponto mais alto. Pensar na alegria e na facilidade que teremos na volta.
O texto de Eclesiastes diz que o tempo que temos é agora. “O que tiverem que fazer, que o façam”. Não é sábio deixar para amanhã. Economia de tempo é diferente de economia de dinheiro. Economizamos tempo gastando. O texto também diz que devemos fazer conforme as nossas forças. Não é nossa obrigação fazer além das nossas forças. Não é exigida de nós a perfeição, mas fazer com dedicação.
Quando fazemos algo correto, antes de estar agradando a alguém, estamos agradando a Deus. O filho que honra ao pai, o funcionário que respeita seu patrão, o casal que vive bem estão servindo primeiro a Deus. Isso é o que mais nos deve motivar. Saber que estamos fazendo algo para Deus.

O que você vai fazer hoje?