Suprema Sabedoria

Provérbios 8

Ouçam, pois tenho coisas importantes para dizer; os meus lábios falarão o que é certo (Pv 8.6)

Os ensinamentos deste capítulo dignificam, enobrecem e fazem-nos debruçar sobre a criação maravilhosa da sabedoria. Chegamos a não entender como existem tantas falhas e problemas nesta pobre e desviada humanidade. Não entender como podemos viver longe da sabedoria que, a todo momento, nos alerta para a vida. A Sabedoria fala entre os homens.
Há uma pergunta muito interessante no texto: Quem bate a sua porta? Será o carteiro, o vizinho, o político, o evangélico, o calor, o cansaço, ou será a sabedoria? "Não clama porventura a sabedoria e o entendimento não faz ouvir a sua voz?" (v.1) "A vós outros, ó homens clamo, e a minha voz se dirige aos filhos dos homens" (v.4). Quantas vezes por dia somos chamados à sabedoria, chamados a pensar, a entender e viver a vida com os pés no chão. E quantas vezes não ouvimos a voz do entendimento.
Jesus é a sabedoria e está clamando ao coração dos filhos de Deus. Você está ouvindo o seu clamor, a sua voz?
Esta é a pergunta inicial do texto: o autor quer saber se existe em nós vida. Como você tem ouvido este chamado? Muitos de nós passamos muito tempo de nossas vidas ouvindo da pior forma possível, que é ignorando o que se ouve. É como se a sabedoria batesse à sua porta, e você de dentro perguntasse: Quem é? E ela respondendo quem era, você de dentro diria: Volte outra hora, agora não! Muitas vezes queremos que a sabedoria volte outra hora, ou até que não venha nos perturbar. Já temos até uma lista de desculpas para cada visita da sabedoria.
São muitas as visitas da sabedoria v.2-3. 1- No cume das alturas: montanhas, lugares altos, são lugares muito bons para meditarmos, pois altura lembra Deus e sabedoria. 2- Junto ao Caminho: Ao caminhar, no andar da vida, no momento de tomarmos decisões, direção para o caminhar, reflexão nos mandamentos de Deus. 3- À entrada das portas: No abrigo, na comunidade, nas cidades.
A sabedoria não escolhe um grupo seleto para conversa. Muitas vezes ela fala ao mais ignorante dos homens. Fala a nós independentemente de quem somos.

Em todo momento, em todo lugar, somos chamados à sabedoria