Pra cima

Provérbios 15.24

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João 17.17).

Nos primeiros anos, as crianças vão ao médico regularmente. Ele sempre verifica seu peso e sua altura. Se estiverem muito abaixo da média para sua idade, é preciso descobrir o que está acontecendo de errado. O crescimento faz parte da vida. Nós, além de crescermos fisicamente, devemos também crescer espiritualmente. Se isto não está acontecendo, devemos ficar preocupados.
Nosso texto diz que o caminho da vida conduz para cima, para o crescimento. Isso acontece para quem é sensato. O texto quer nos ensinar que a pessoa sábia não desce pelo caminho da morte, mas sobe pela estrada da vida.
Uma vida de crescimento, uma vida para cima, só pode ser conquistada quando temos a direção de Deus. Neste mundo existem muitos caminhos de morte. Se andarmos por eles, não só vamos deixar de crescer como vamos despencar ladeira abaixo. Enquanto vivermos neste mundo, precisamos ser sábios e nos manter distantes do que existe de mal neste lugar. D.L. Moody disse: “O lugar do navio é o mar; mas Deus ajuda o navio se o mar entrar dentro dele”. Nosso lugar é neste mundo, se o que não é bom tenta tomar conta de nossas vidas, Deus pode nos livrar, Ele nos ajuda.
Deus se importa com seus filhos e os livra do mal. Ele providenciou um meio para nos fortalecer. Podemos crescer através do alimento que é a sua palavra. Deus nos separa deste mundo através da força que existe na verdade bíblica e da sabedoria que ela dá. A oração de Jesus, antes de ser levado à cruz, foi para que pudéssemos ser santificados na verdade da sua palavra.
Com Deus a vida não é como um ioiô, cheia de sobe e desce. Nele temos crescimento sempre, nosso caminho é para cima. O Salmo 84.7 diz que aqueles que guardam a palavra de Deus prosseguem seu caminho, de força em força, até o dia em que se apresentarão perante Ele.
Chega de autos e baixos. Chega de magreza espiritual. Tome uma decisão. Abandone os caminhos de morte. Alimente-se da palavra de Deus.

Qual a sua altura? Já é tempo de crescer!