Falar demais

Provérbios 20.18-25


Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite as conversas inúteis e profanas e as idéias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento (1Tm 6.20).

A expressão “falar pelos cotovelos”, significa “falar demais”, surgiu do costume que as pessoas muito falantes têm de tocar o interlocutor no cotovelo a fim de chamar mais a atenção. Realmente quem fala demais acaba se tornando desinteressante e precisa cutucar as pessoas para ser ouvido.
Será que Deus não criou o homem com dois ouvidos e apenas uma boca para que sempre estivéssemos prontos para ouvir, só falando quando necessário?
Nosso texto diz que devemos evitar quem fala demais. Pois quem fala demais tem a tendência a não guardar segredos, fala tudo que pensa, emitindo julgamento a partir do que acredita ser verdade. Quem fala demais fala da vida alheia. Sempre tem informação do problema dos outros, dos namoros das pessoas, das brigas e de tudo que se passa ao seu redor. É preciso evitar essas pessoas, pois na próxima conversa que tiverem elas vão falar mal daqueles que a ouviram.
Além das fofocas, falar demais pode se evidenciar pela busca constante de controvérsias. Muitos acreditam que ser contraditório é mostrar inteligência, por isso vivem buscando polêmicas tolas, discutindo assuntos inúteis. No lugar disto devemos buscar conciliação com nossa fala.
Outro erro muito comum é quando no momento da ira alguém aproveita para falar tudo o que tem vontade. E acaba falando de uma forma muito agressiva e aumentando o problema. Falando coisas que nem mesmo pensa quando está em seu estado natural. É preciso esperar a calma voltar e somente falar quando suas emoções estiverem controladas.
Portanto, temos que falar com sabedoria, com amor. Palavras que aconselham, palavras que levam encorajamento as pessoas. Sempre ouvindo antes de falar, sempre deixando as pessoas falarem, não respondendo antes que concluam seu pensamento.

Evite quem fala demais, evite falar demais.