Luto

Leitura Bíblica:
João 5.24-30

Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão” (Ap 14.13).


Imagine que você está à beira mar e vê um navio partindo. Você fica olhando, enquanto ele vai se afastando, cada vez mais longe. Até que, finalmente, parece apenas um ponto no horizonte, lá onde o mar e o céu se encontram. E você diz: - “Pronto, ele se foi”. Foi aonde? Foi a um lugar que sua vista não alcança, só isto! Ele continua tão grande, tão bonito e tão importante como ele era quando estava perto de você. A dimensão diminuída está em você, não nele! E, naquele exato momento que você está dizendo “ele se foi”, há outros olhos vendo-o aproximar-se, e outras vozes exclamando com júbilo: “Ele está chegando!”

Este texto de Henry Isaac Sobel expressa muito bem o que acontece quando perdemos alguém. Quando alguém especial que conhecemos morre, sentimos que ele está partindo como um barco que se distanciou da nossa vista no horizonte. Mas, graças a Deus, sabemos que está agora sendo recebido na glória para viver com Deus.
Somos confortados quando lemos na Bíblia que felizes são aqueles que morrem no Senhor. Mesmo com a dor da saudade em nossos corações, podemos ter paz no coração e nos alegramos, pois quem amamos descansou. Embora nós estejamos dizendo: Ele está partindo, Deus no céu está dizendo: Ele já chegou.

Momentos como este também nos faz meditar sobre o que é a nossa vida. Tiago diz: Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Somos como um vapor que desaparece. Por isso neste pouco tempo que temos aqui devemos fazer o bem, entregando a nossa vida nas mãos de Deus. Jesus prometeu que quem ouve a sua Palavra e crê em Deus, tem a vida eterna e não será condenado, passou da morte para a vida. Depois de morrer, aqueles que fizeram o bem irão ressucistar para a vida eterna.

Grande é este consolo, a vitória que temos sobre a morte.