Limites

Lucas 13.22-30
Acorrentas os meus pés e vigias todos os meus caminhos, pondo limites aos meus passos (Jó 13.27).
Acusação comum entre tantas, é que o cristão é estreito, popularmente chamado de careta.  

Alguém que tem uma vida com limites, não tendo a mesma “liberdade” de outras pessoas. Muitos crentes não gostam de ser chamados assim. E realmente, em um sentido pejorativo, o cristão não deve ser rotulado como uma pessoa estreita, pois na verdade o evangelho não é uma lista de proibições e sim um caminho que conduz à verdade e a vida eterna.
O perigo é que muitos crentes, não querendo ser discriminados, são mais liberais do que aqueles que não frequentam uma igreja. Acreditam que podem ser crentes e viver normalmente, sem qualquer limite. Abusam da liberdade transformando-a em libertinagem.
Não devemos ter medo de sermos considerados estreitos. A palavra que deve expressar nosso estilo de vida é “estreito”. Se quisermos ser cristãos dignos de levar o nome de Cristo devemos nos esforçar para sermos pessoas estreitas.
Ser estreito é a forma de se aproximar de Deus. É preciso caráter extraordinário para dizer não à tentação, para se restringir e se controlar. Não se contente em um nível comum, sirva de forma plena, como um especialista.
Lembre-se que ser estreito é viver com integridade, não com superficialidade. Não é ser limitador do próximo, mas cuidadoso com seu caráter pessoal. Ser estreito não em apenas alguns detalhes, mas atento a todas as coisas.
Nossa maior preocupação não deve ser o que parecemos aos olhos dos outros, mas como devemos nos comportar para agradar a Deus.
O texto de Mateus 7:13 diz que muitos não seguem o caminho estreito, andam por um caminho amplo que conduz à perdição. O caminho amplo é o da vontade, do desejo que vai além do limite adequado. É preciso ter limites na vida e decisões que são guiadas pela Palavra e vontade de Deus. Se isso é ser estreito, careta, antiquado, quadrado, é isso que devemos ser.  

Alguns limites são importantes para uma comunhão ilimitada com Deus

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves