Orem


Marcos 13.26-37
Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação! (Lc 22.46)
Uma das frases mais bonitas que conheço a respeito da oração diz: “A razão pela qual oramos é que simplesmente não podemos evitar a oração” (William James).
Deus está em nossa mente o tempo todo. Ele fala conosco e nós falamos com ele todo o tempo. Esta é uma oração que não para. Mesmos assim, podemos, através das muitas distrações do dia, deixar de lado a oração pelo que supomos ser mais importante. Podemos limitar a oração a poucos assuntos, deixando de experimentar o melhor da oração. Mas, entre tantos assuntos, qual seria a mais importante oração que devemos sempre fazer?
A Bíblia diz que devemos orar uns pelos outros. No lugar de só pensarmos em nós mesmos devemos lembrar que podemos ajudar os outros orando por eles. Orando não só pelos amigos, mas também por aqueles que nos caluniam e nos perseguem. A Bíblia diz que devemos amar nossos inimigos, por isso também devemos orar por eles. Devemos também orar pela nossa cidade, pelo país, pelo mundo, pedindo a direção de Deus, sua paz e prosperidade. Devemos orar por aqueles que estão em guerra, por aqueles que passam fome, pelas pessoas que sofrem violência.
Também devemos orar por nós mesmos. Nem tanto pelas necessidades que temos, mas principalmente para não cairmos em tentação e para que Deus nos livre do mal. Nossa oração deve ser sempre para que Deus nos dê um caminho de santidade e sabedoria nas decisões.
Mas, o principal motivo pelo qual devemos orar é porque não sabemos quando será o tempo do fim. Não sabemos quanto tempo temos de vida, nem quando Jesus irá voltar. A oração nos prepara para este dia que deve ser aguardado por nós com sobriedade.  Devemos ficar atentos, vigiando sempre em oração para que este dia não nos surpreenda nos encontrando despreparados.
Portanto orem, orem sem cessar, continuamente agradecendo a Deus e pedindo por sua presença abençoadora.

Aproximemo-nos de Deus em oração com toda confiança de receber sua graciosa resposta.

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves