quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em tempo


Efésios 5.8-17
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho (Sl 119.105).
O tempo é o presente mais precioso que Deus nos dá todos os dias.  Por isso é comum ver uma pessoa que passou por uma enfermidade grave dizer: “Agora vou aproveitar cada minuto de minha vida”. E realmente é o que o nosso texto de Efésios 5 nos diz: vivam “aproveitando o máximo cada oportunidade”. O que fazemos com o nosso tempo? Como aproveitar melhor o tempo? 

A única maneira de aproveitar o tempo é gastá-lo com sabedoria. Não se pode guardar o tempo. Ele passa independente do que estamos fazendo.
Precisamos tomar muito cuidado com a maneira como nós vivemos. Quantas oportunidades perdidas, pois não agimos no tempo certo. Não nos preparamos financeiramente, profissionalmente, emocionalmente e ficamos sem condição de realizar muitos sonhos na vida. Quantos problemas são criados por mau uso do tempo. Ações que destroem o que já foi conquistado.
Então, como aproveitar melhor o tempo? Efésios 5.15 diz: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios” Devemos remir o tempo, aproveitar cada oportunidade com sabedoria. Paulo acrescenta ainda a frase “porque os dias são maus”. Somos advertidos que dificuldades surgirão a todo instante. São os problemas, tentações, distrações, desânimos, medo e insegurança que estarão presentes em nossos dias.  Mas, diante de tudo isso, a única maneira de vivermos bem, é responder ao chamado de Deus para vivermos como filhos da luz, andando na bondade, justiça e verdade. A vida é um aprendizado constante e nossa missão é aprender a discernir o que é agradável a Deus. Devemos usar nosso tempo fazendo o que é da vontade dele. A promessa de Deus presente no texto bíblico diz: “Cristo resplandecerá sobre ti”. Ele irá iluminar nosso caminho. Através da Bíblia temos orientação para nossas decisões e ações. Ela é lâmpada que ilumina o nosso caminho. 

O tempo voa, ande pelos bons caminhos. 

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves