Áudio MP3 dia 22/07/2012

Série: A prática da Oração
Tema: Pedir para receber
Texto: Lucas 11.9-13
Pregador: Hebert dos Santos Gonçalves


https://www.box.com/s/6d0a8dc8583053f8e208
Veja abaixo mais informações e o esboço usado



Pedir para receber

Lucas 11.9-13  Jesus incita a orar 9 Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. 11 Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? 12 Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Quem não chora não mama
Quem não se comunica se trumbica
Um homem que fica quieto em seu lugar, não se expressa cheio de desejos, não terá muito provavelmente aquilo que deseja
Imagine a sena: Você precisa do sal e fica olhando pra ele. Olha para os lados, mas por causa da timidez não tem coragem de dizer as simples palavras: Me passa o sal.
Às vezes a coisa está disponível só falta dizer: escuta eu posso ter isso ai?   
Caio
Também nos impede de orar a certeza negativa.
CERTEZA NEGATIVA 
Quantas não foram às vezes em que você optou por não pedir algumas coisas porque estava convencido de que a resposta seria não... Quantas não foram as coisas que você decidiu nem mesmo tentar, visto estar certo de que não poderiam ser feitas!...  
Nélio
Acredito que poucos são tão tímidos assim, mas quando se trata da oração as vezes deixamos de pedir e ficamos esperando as coisas acontecerem.
Tiago 4.2-3
2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; 3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
Nada tem pois não pedir - Pedi e recebereis. 
Pedis e não recebeis - porque pedis mal
Lucas 11.9-13
Jesus incita a orar
Nada tem pois não pediu - Pedi e recebereis. 
9 Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.
11 Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? 12 Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião?
Dará aos que lho pedirem  - alguns filhos não pedem
Pedis e não recebeis - porque pedis mal
Peixe dará cobra. Ovo dará escorpião. Não!
E se pedir cobra ou escorpião dará? Não também
É como um filho que começa aprender que não podem pedir certas coisa pois não estão de acordo com a vontade do pai. O presente até um determinado preço...
A essência da oração é a vontade de Deus – Seja feita a tua vontade
Nossos pedidos devem ser os mais importantes
Psalm 27:4  4Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.
Pedi e recebereis - pais imperfeitos, amigos, juiz iníquo são capazes de responder aos pedidos porque não Deus.
13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
A parábola da  viuva e do juíz
Lucas 18
3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. 4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; 5 todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. 6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.
 7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? A parábola
Tiago 1
6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
Pedir...
A oração é um meio de graça – Instrumento especial que Deus nos deu para que pudéssemos nos aproximar mais dele.
A oração é meio de comunhão, meio de transformação, capacitação, meio de glorificação.
Falta comunhão, capacitação, falta muitas coisa porque não pedimos.
Falta muita coisa porque não oramos
Deixamos de receber muita coisa porque não oramos
Precisamos vencer as barreiras que nos impedem a uma vida de oração.
Precisamos praticar a oração – Praticai a oração.
Sem oração estamos perdidos
Sem oração estaremos falidos espiritualmente, nossas forças na luta contra o pecado desaparecerão e nossa fé vai desfalecendo
Marcos 14:38  38Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
1 Pedro 5:8  Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
Efésios 6:12  12porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Tomai toda a armadura de Deus com toda oração e suplica
Sem oração não temos paz para viver
Vivemos em guerra, desânimo, tribulação e angustias constantes.
Hinos falam sobre esta paz
Bem de manhã embora o céu sereno
Bendita hora de oração que acalma o aflito coração
Ao orarmos Senhor vem enchermos com teu amor
Orai pela Paz
Jeremias 29:7  7Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz.
Salmo 122:6-7  6Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam.  7 Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios.
Oração é comunhão com Deus, comunhão com Deus é vida de paz.
Devemos orar para ter paz, devemos orar pela paz e procurar promover a paz.
Muitos são os motivos de oração, devemos orar
João 16. 23-24 - Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. 24 Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.