Foco único


Mateus 6.19-24
Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? (Is 48.11)
Um estudante de artes marciais aproximou-se do professor e disse: - Gostaria muito de ser um grande lutador de aikidô. Mas penso que devia também me dedicar ao judô, de modo a conhecer muitos estilos de luta; só assim poderei ser o melhor de todos. O professor disse: - Se um homem vai para o campo e começa a correr atrás de duas raposas ao mesmo tempo, vai chegar um momento em que cada uma correrá para um lado, e ele ficará indeciso sobre qual deve continuar perseguindo. Enquanto decide, ambas já estarão longe e ele terá perdido seu tempo e sua energia. “Quem deseja ser um mestre, tem que escolher apenas UMA coisa para aperfeiçoar-se. O resto é filosofia barata”.
Esta história serve muito bem para ilustrar que na vida profissional devemos nos especializar em alguma coisa, mantendo um foco bem específico, para que assim possamos nos destacar naquilo que fazemos. Mas, olhando para esta história lembrei-me da passagem bíblica que diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (ARA Mateus 6:24)
Parece uma opção atraente buscar a Deus e ao mesmo tempo ir atrás dos meus interesses e paixões. John Stott diz: “Diversos arranjos e ajustes possíveis parecem atraentes. Servir a Deus aos domingos e a Mamom nos dias úteis, ou a Deus com os lábios e a Mamom com o coração, ou a Deus na aparência e a Mamon na realidade, ou a Deus com a metade de suas vidas e a Mamom com a outra.”
Devemos perceber a loucura que é viver correndo para adorar a Deus e com os mesmos pés apressados, correr em busca do mal. Servir a dois senhores, uma hora adorando a Deus, outra adorando a própria criação.
Como um escravo não pode ter dois senhores, pois não poderia agradá-los ao mesmo tempo, não poderemos agradar a Deus se o foco de nossa vida não for servi-lo exclusivamente.

Adore a Deus. 

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves