Vida viva

Salmo 1

Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos (Sl 128.1).

O Salmo 1 nos apresenta a diferença de luz e trevas, justo e ímpio, do que teme a Deus e do que não o teme. Ele fala sobre uma vida realmente viva, bem-aventurada, de alguém que é bem sucedido em tudo o que faz. Para isso, há algumas recomendações: 
Primeiro, cuidado com as companhias. "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta à roda dos escarnecedores" (v.1). As más companhias acabam por levar uma pessoa para o mau caminho. A Palavra de Deus adverte: as más conversações corrompem os bons costumes.

Segundo, cuidado com o que abastece o seu coração. "O seu prazer está na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite" (v.2). Muitas pessoas se queixam de enfraquecimento na fé, desânimo espiritual, falta de apetite para com as coisas do Senhor (oração, leitura bíblica etc). Geralmente o que abastece o coração destas pessoas é a televisão, internet, fofocas, amargura. Passa horas assistindo televisão, olhando a vida dos outros nas redes sociais e quase o dia todo lembrando com ódio de pessoas que não gosta, ruminando maldade nos pensamentos. O coração é abastecido de raiva, ressentimento, malícia etc. Abasteça o coração com a Palavra e encha-se de esperança, graça e amor!
Em terceiro lugar, cuidado com as coisas imediatas. Vivemos num imediatismo aterrador. Tudo tem que ser pra ontem. O texto do Salmo diz que "Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas" (v.3). Árvore com raiz, com profundidade. E isso leva tempo. Até se tornar árvore, a semente precisou germinar, soltar seus primeiros ramos, se esticar, esticar pra cima ao sol e pra baixo nas raízes. O tempo passou, e ela ali firme. Tempestade, sol de verão, frio e ela ali, firme. As raízes crescem e a diferença está aí, nas estruturas. A casa edificada sobre a rocha não caiu. Tinha estrutura, alicerce ou no caso da árvore: raiz!


Com Deus se faz de fato uma vida bem sucedida

Rev. Carlos Orlandi Júnior