Temperança

2 Pedro 1.3-11

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se (Pv. 25:28).

Pedro incentiva seus leitores a crescerem espiritualmente. Deveriam se dedicar, assumindo suas responsabilidades diante do grande privilégio de receber grandes promessas.
A temperança faz parte do crescimento espiritual e deveria ser buscada por eles. A temperança é uma virtude que também deve ser buscada por nós.
Assim como é ruim uma comida sem tempero, a febre quando a temperatura de nosso corpo sobe, é problemático alguém com um temperamento descontrolado.
Temperança é a qualidade de quem é moderado em seus apetites e paixões. Ser temperante é não se dar a excessos. Temperante é alguém que tem domínio próprio, auto controle.
Embora pareça que domínio próprio seja uma força própria, uma capacidade de dominar-se, domínio próprio ou auto controle só pode existir em nós quando nos rendemos ao controle de Deus. Auto controle é controle do alto. Só pode ter domínio próprio quem é dominado por Deus. Só pode ser temperante quem é temperado por Deus.
Para sermos temperantes, devemos nos submeter ao controle de Deus. É Ele quem coloca em nossa disponibilidade tudo o que precisamos para termos uma vida piedosa e temperante.
Portanto, é preciso buscar o conhecimento de Deus e nos tornamos parte da obra de Deus. Quando somos artesanato de Deus, feitura dele, somos moldados conforme o seu querer para realizar sua obra e assim nos livramos da corrupção que existe no mundo.
Isto é vida de temperança, é tornar-se parte da obra de Deus, vivendo livre da corrupção.
A temperança é este muro que nos protege da corrupção. Mas quem não consegue se dominar é como uma cidade desprotegida contra a ação do inimigo. Quem não se domina está dominado pelo pecado.
Sejamos temperantes.  Nossa vida será abençoada e poderemos abençoar outros sendo tempero no mundo. Vivamos com moderação nos afastando dos extremos, dos excessos da destemperança.


Com temperança a vida tem melhor sabor.

Rev. Hebert dos Santos Gonçalves