Pequeno empecilho

Provérbios 16.16-33

Livraste-me da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos (Sl 56.13).

Quero chamar a sua atenção para os pequenos problemas. O que acontece geralmente é que nos concentramos em grandes conflitos e esquecemos das pequenas pedras no meio do caminho. Devemos cuidar de todas as batalhas, tanto as pequenas como as grandes. Existem vários exemplos na Bíblia de grandes homens, como Noé e Elias, que venceram as batalhas mais difíceis e depois caíram em pequenas armadilhas (Gn 6.8 – 9.21; 1Rs 18.40 – 19.2-3). É preciso tomar cuidado, pois: o que começa pequeno pode tornar-se imenso se não for devidamente tratado. Muitos casamentos são seriamente afetados por pequenas decisões erradas tomadas pelo casal. Muitos perderam o emprego porque descuidaram de pequenas coisas e assim perderam grandes oportunidades.
 Teoricamente entendemos que as batalhas menores são muito fáceis, e realmente são mais fáceis, mas precisam da nossa atenção. Se todo dia resolvermos os pequenos problemas, podemos livrar-nos de muitos grandes problemas. Quase todos os grandes problemas foram um dia algo pequeno a que não demos importância.
Também é importante ressaltar que, se formos vencidos por pequenos problemas, ficamos desmoralizados e desmotivados, pois, como alguém que cai diante de um inimigo fraco poderá comprovar sua capacitação ou reerguer-se?. Um pequeno descuido pode causar um grande prejuízo.
Portanto, com atenção e com a ajuda de Deus podemos transformar pequenos problemas em grandes bênçãos. Resolvendo aquilo que é mais fácil nos fortaleceremos, aliviando o excesso de peso que vai-se acumulando com o passar do tempo. Faço uma sugestão para você: Resolva hoje três pequenos problemas! Faça isso e verá como uma pequena atitude pode fazer grande diferença. 

O mar é feito de muitas pequenas gotas.