Orar é bom

Atos 9.10-19

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus (Fp 4.6).

Em Mt 7.11 encontramos a afirmação: “O Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem”. É fato que, se orarmos a Deus, colocando diante dele nossas petições e agradecimentos, seremos abençoados. Que boas coisas são essas? 
A oração traz luz ao nosso caminho. O aposento da oração é lugar de revelação. Como ao entrar num quarto escuro e apertar o interruptor, logo temos luz. Encontramos na Bíblia vários exemplos de pessoas que tiveram a vida transformada enquanto oravam. Em Atos 9.11-19, Paulo estava em oração quando Ananias, enviado por Deus, o procurou. Depois daquela oração, sua vida não foi mais a mesma. Quando ele abriu os olhos, passou a enxergar o mundo de forma diferente. Grandes coisas são anunciadas por Deus a nós na oração. 
A oração também nos leva à submissão. A sabedoria que Deus nos dá enquanto oramos nos faz perceber quando estamos pedindo a Deus alguma coisa em desacordo com sua vontade. Assim abandonamos a nossa própria vontade e nos submetemos à vontade de Deus. A prática da oração nos ensina a orar corretamente. Paulo orou várias vezes pedindo que Deus tirasse o que ele chamava de “espinho na carne”, mas sua oração mudou depois que Deus lhe disse: “A minha graça te basta”. Sua oração deixou de pedir livramento, mas se tornou um agradecimento a Deus, dizendo que de boa vontade se gloriaria nas fraquezas (2Co 12.8-9).
Outra das “boas coisas” que Deus nos concede na oração é a paz (Fp 4.6,7). Quando oramos encontramos luz, aprendemos a ser submissos e ficamos cheios de paz. Quem ora recebe a paz no lugar da ansiedade. Filipenses 4.6 diz que não devemos andar ansiosos, mas colocar tudo diante de Deus em oração. A promessa para quem fizer isso é que a paz de Deus guardará seu coração e sua mente. A oração acalma o coração aflito.  


Boas coisas da oração: sabedoria, humildade, paz e muito mais.