Rótulos

1 Coríntios 4.1-7 

Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos (Jo 7.24). 

Cada vez são maiores as exigências sobre informações contidas nos rótulos de alimentos. Entre outras coisas, eles precisam informar o valor nutricional, gorduras trans, carboidratos, proteínas, peso e data de validade. Quem descumpre essas normas está sujeito a pagar multas caras. Esta obrigatoriedade visa a proteger o consumidor, que deve saber o que está comprando – principalmente aqueles que por problemas de saúde não podem comer certas coisas. Os rótulos são muito úteis para identificar coisas, mas tornam-se perigosos quando são utilizados para identificar pessoas. Quando rotulamos as pessoas, denegrimos ou valorizamos de forma preconceituosa a imagem de alguém. É comum sair colando rótulos em cada pessoa que conhecemos, dizendo: João é preguiçoso, Alberto é inteligente, Fred é mau pagador, Beto é mulherengo. Estes rótulos nem sempre são verdadeiros. Em sua maioria, os rótulos são colados cedo demais nas pessoas, antes mesmo de conhecermos quem realmente são. Paulo diz que não devemos julgar antes do tempo. Ele diz que nem julgava a si mesmo, pois competia ao Senhor julgá-lo. Deus trará à luz os segredos por trás das aparências. Mostrará as intenções que estão por trás das ações. 
Os rótulos são perigosos, pois são difíceis de sair. Quando um rótulo gruda em alguém, é preciso muita luta para arrancá-lo. A pessoa rotulada tem muita dificuldade de mudar. Fica conhecida por uma imagem fixa que foi criada dela e sempre é avaliada por essa imagem.
No lugar do pré-julgamento devemos preocupar-nos com a nossa própria fidelidade. Aquele que se ocupa em julgar o próximo, esquece de olhar para os seus próprios erros. No lugar de julgar e ser alvos do julgamento, devemos aprender a perdoar e ser perdoados. Muito melhor que prejudicar alguém espalhando suas características ruins é orar pela pessoa, crendo no poder de Deus para transformá-la em alguém melhor. 

Aplique amor e não rótulos ao seu próximo – vai conhecê-lo bem melhor.