Sábio?

Eclesiastes 1.12-18 

[Que vocês] vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus (Cl 1.10). 

O livro de Eclesiastes é muito conhecido pela frase “Que grande inutilidade! Nada faz sentido!” (1.2), mas isso não quer dizer que devamos desistir da vida porque nada teria valor. O livro enfatiza que sem Deus todas as coisas são inúteis. Nesta terra (“debaixo do sol”) tudo deve ser feito na presença de Deus, para a sua glória. Se não for assim, nada terá sentido e sempre haverá um vazio. 
Entre tantas coisas chamadas de inúteis está a sabedoria. Salomão, provável autor do livro, ficou famoso por sua sabedoria, mas diz que, procurando ser sábio, buscou algo inútil. Ele não está ensinando que adquirir conhecimento, estudar para o aperfeiçoamento de uma profissão ou qualquer busca de aprendizado seja algo errado. Ele deixa claro que, ao mesmo tempo em que saber mais coisas pode ser bom, também faz crescer os aborrecimentos: quem mais sabe, mais sofre. 
É importante lembrar que a sabedoria inútil é apenas humana, adquirida através dos estudos e da percepção dos acontecimentos e tendências deste mundo. É muito comum a busca deste tipo de sabedoria tomar o lugar da busca pela sabedoria divina. Aos poucos, tornamo-nos especialistas em muitas coisas: em nossa profissão, em nosso esporte predileto e até mesmo em um trabalho religioso – mas tudo isso sem ter essa mesma disposição para buscar conhecer a Deus. Com a sabedoria que Deus nos dá, podemos selecionar melhor o que realmente é útil para nossa vida. O acúmulo de conhecimento só nos tornará cansados e vaidosos. Todo conhecimento que adquirimos neste mundo vai ficando ultrapassado – e um dia esquecido. Já o que aprendemos de Deus servirá para sempre. Buscar o conhecimento de Deus é mais importante do que acumular teorias. É preciso maior dedicação em buscar a sabedoria dos céus. Ela nunca vai nos cansar e nem tornar-se inútil. 


Conhecer a Deus é o primeiro passo para ser sábio (Pv 9.10).