Só sorrisos

Salmo 126.1-6

Mesmo no riso o coração pode sofrer, e a alegria pode terminar em tristeza (Pv 14.13).

Podemos dividir os sorrisos em duas categorias: verdadeiros e falsos. Há quem  afirme que o sorriso verdadeiro dura apenas 4 segundos. Ocorre de maneira natural. Além de levantar os cantos da boca, causa uma contração do músculo que fica em volta do olho e movimenta as pálpebras. Já o sorriso falso dura mais tempo e, na maioria das vezes, só aparece nos lábios. 
Quantos sorrisos damos e recebemos durante um dia? Será que a maioria deles é falsa ou verdadeira? Acredito que muitos dos sorrisos que recebemos (se não a maioria) são falsos, dados mais por educação. No entanto, são falsos não necessariamente porque as pessoas tenham algo contra nós, mas porque o sorriso que dão não reflete uma alegria verdadeira, vinda do coração. O sorriso pode esconder ou tentar esconder a tristeza. Para muitos, a felicidade foi embora, a tristeza já chegou, e o que resta é um sorriso amarelo de um coração que sofre. 
O Salmo 126 relata a alegria do povo pelo livramento de Deus. É o retorno do exílio à Terra Prometida pela intervenção de Deus que substituiu o sofrimento por bênção e alegria. Podemos ver claramente que o riso daquelas pessoas era verdadeiro, resultado do que estava acontecendo no coração delas. Tamanha era sua alegria que todos que os observavam diziam: “O Senhor fez grandes coisas por este povo.” A alegria deles era notória. Eles riam e repetiam: “Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.”
Quer sorrir?  Busque a Deus. Veja o que ele pode fazer na sua vida. Não tente viver uma alegria aparente, disfarçada por sorrisos educados. Semeie com lágrimas e com fé peça a restauração de Deus. Você vai colher os frutos de alegria, daquele que transforma desertos em lugares alagados.  Aquele que traz as chuvas de bênçãos e rapidamente enche os rios secos.  


Deus encherá a sua boca de riso e os seus lábios de júbilo.