Superar-se

1 Coríntios 9.24-27 

Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue (Hb 12.4). 

Alguém disse certa vez que a única pessoa que somos capazes de superar somos nós mesmos. 
Não podemos concorrer com ninguém, pois somos diferentes em inumeráveis questões. Nunca seremos melhores do que ninguém em todas as complexas áreas da vida humana. Podemos ser melhores cantores, jogadores, pensadores. Mas, para ser melhores que alguém, teríamos de superá-lo em tudo. Isso é impossível.
Devemos lembrar que a grande vontade de superar pessoas parte de uma intenção pecaminosa, invejosa e orgulhosa. Querer superar outras pessoas traz discórdia, competição desleal, desejo de vingança. Superar o outro não é um ideal positivo, é uma luta contra alguém e tem como alvo destruir e não construir. Na leitura de hoje, Paulo diz que devemos lutar contra nós mesmos e não desferir golpes no ar. A meta do cristão deve ser a superação pessoal. Nosso alvo é alcançar o melhor que pudermos, não importa o que os outros estejam fazendo. Não basta ter um olho na terra dos cegos. Precisamos tomar Jesus como modelo e buscar com insistência tornar-nos semelhantes a ele. 
Nosso esforço deve ser em busca daquilo que é mais urgente e possível. Com o poder e a graça de Deus podemos e devemos superar a nós mesmos. Supere a você mesmo, lute contra o desejo de parar, contra a ideia absurda de que nada pode mudar, do congelamento da personalidade que leva ao conformismo. Essa é uma atitude perigosa. Agindo assim perdemos a fluidez da vida, ficamos como água parada, empoçada, inerte. Somos, assim, presa fácil das tentações e da impureza. 
Vamos correr, progredir, deixar a paralisia de lado. Experimente este prazer de competir com você, de superar a você, sem correr o risco de perder para ninguém, sem ter de derrotar ninguém, apenas buscando a glória de Deus. “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fp 2.12). 

Quer superar alguém? Supere a você mesmo.