Tela reutilizada

Gálatas 5.16-26 

Então todo o seu povo será justo, e possuirá a terra para sempre. Ele é o renovo que plantei, obra das minhas mãos, para manifestação da minha glória (Is 60.21). 

Muitas obras de arte foram pintadas sobre telas reutilizadas. Pintores antigos pintavam suas telas e, depois de algum tempo, talvez por não gostarem de suas obras ou por se cansarem delas, reaproveitavam as telas para pintar outro quadro. Pegavam uma espátula, raspavam cuidadosamente e depois pintavam algo melhor. A Monalisa é uma das obras mais importantes da Renascença Italiana e foi pintada sobre uma tela reutilizada. Da Vinci pintou algo e depois raspou. Algo parecido Deus faz com seus filhos. Somos uma tela em que antes de conhecermos a Deus tinha pintada uma história ruim, sem vida, sem cores, assustadora para quem olhasse. Mas Deus a lavou, raspou o que era feio e desenhou a mais linda obra. O que Deus pinta em suas telas? Deus pinta principalmente nove qualidades que são conhecidas como o fruto do Espírito. O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Deus coloca seu amor em nosso coração, a sua alegria em nossa alma e a paz em nossa mente. Passamos a praticar a bondade, tratamos as pessoas com paciência e gentileza. Seremos alguém que é conhecido por sempre cumprir as suas promessas, vivendo uma vida de mansidão e domínio sobre os apetites e as paixões. 
Não importa o que já foi escrito ou pintado em sua vida: se você estiver nas mãos de Deus, tudo poderá ser totalmente renovado e transformado. Deus apagará o que não for bom, deixando sua vida nova. Para que isso aconteça, é preciso ter fé para acreditar que Deus realmente pode fazer esse milagre. Depois é preciso andar como verdadeiros filhos de Deus, respondendo o seu chamado, conservando limpo aquilo que já foi renovado e cultivando essas qualidades com disciplina.


Deus pode fazer de nós a mais linda obra de arte.