União

Eclesiastes 4.8-12 

É melhor ter companhia do que estar sozinho (Ec 4.9a). 

Os problemas vividos pelas famílias causam desânimo em muitas pessoas, que chegam a pensar que seria melhor viver sozinhas. Acreditam que isso traria liberdade, preservaria sua individualidade, sua casa estaria sempre arrumada e teriam mais dinheiro para gastar. Esta forma de pensar é um engano, pois melhor é serem dois do que um, ter um lar e poder compartilhar com outros, do que viver só, de forma egoísta. Nosso texto bíblico conta a história de um homem sem ninguém, que trabalhava muito e ganhava bastante dinheiro mas era infeliz, pois não tinha com quem dividir seu ganho e sua vida. Faltava-lhe uma família! Não podemos esquecer que a nossa família é um grande presente de Deus e nossa alegria neste mundo. Compartilhando nossa vida com outras pessoas, descobrimos que a felicidade não vem do egoísmo, da realização pessoal, do consumismo e nem da fuga da realidade por meio do uso de drogas e da frequência a festas. Ela vem do temor a Deus e do companheirismo com outras pessoas, encontrado na família. 
Podemos então dizer que a família representa:
1. Proteção. Se um cair, o outro pode ajudá-lo a se levantar. Nas conversas em família surgem bons conselhos e o auxílio mútuo está presente. 
2. Companhia. Quando dois dormem juntos, se mantêm mais aquecidos. Unidos, os familiares podem dividir as alegrias e tristezas, além de ter a presença e o carinho de quem amam. 
3. Força. A família é nossa fortaleza. Nela, encontramos força contra a impureza e as incertezas. Dois são mais fortes do que um quando as lutas vierem, os filhos adoecerem ou o desemprego bater à porta. 
Por fim, o texto fala de um cordão de três dobras que não arrebenta facilmente, com o qual gostaria de comparar a família. As três dobras podem representar o casal, os filhos e Deus. Sendo Deus o fio principal, a família está segura, pois um lar em que o Senhor ocupa o lugar central não será destruído.  


A união traz vantagens – também nas dificuldades da vida.