Confiança em Deus

Gênesis 12.1-5

Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo (Sl 3.5).

Os trapezistas nos oferecem uma belíssima imagem do que é confiar. Seu sucesso na acrobacia depende da confiança naquele que irá segurá-lo. Eles podem aventurar-se a saltos mortais triplos porque sabem que o outro estará lá, no lugar certo, na hora certa. 
Na vida nos deparamos com algumas situações que são verdadeiras aventuras. Decisões importantes temos que tomar, que às vezes parecem com um salto sobre o trapézio. Diante de tanta complexidade, a única certeza que temos é que só não iremos esborrachar no chão porque as mãos de Deus estarão lá estendidas para nos segurar. Ele estará lá nos esperando, irá nos sustentar, mesmo que isso aconteça poucos segundos antes da queda. 
Podemos imaginar como foi difícil para Abrão responder ao chamado de Deus:  “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei”. Deixar a casa de seu pai, sua estabilidade, seu conforto para ir a um lugar que nem ainda sabia qual era (“te mostrarei”). Mais, ao mesmo tempo, o chamado de Deus foi desafiador, pois Deus disse a ele: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome”. Ele deveria lançar-se ao vento como um trapezista, mas tinha a certeza que estaria seguro enquanto caminhasse na direção de Deus. 
Abrão então partiu, seguiu a orientação de Deus. Quando confiamos em Deus, seguimos o seu chamado e temos esta percepção constante da sua presença. Deus prometeu a Abrão uma vida abençoada. Esta vida abençoada estava relacionada a sua obediência ao chamado de Deus. Bênção que se estenderia a muitas outras famílias. Abrão não só seria abençoado como usado para abençoar muitos outros. 
Como é bom saber que Deus se aproxima de nós para nos dar a direção, mostrar o caminho que devemos seguir. Como é bom saber que Deus ainda vai conosco pelo caminho, ele está próximo, nos sustenta e abençoa. 


Seja você uma bênção.