Conselheiro espiritual

Provérbios 11.9-14 

Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens (Dt 33.26).

Em nossa vida sempre é mais fácil aprender as coisas com a ajuda de um professor. Sem o auxílio de alguém experiente, como tocar bem um instrumento musical, dirigir um veículo, desenvolver um programa no computador etc? A maioria dos alpinistas experientes, frente a uma montanha difícil e alta, amarra-se um ao outro para a escalada. O líder é um alpinista experiente e, se alguém cai, há um sistema de segurança: a ligação entre eles. Mas alguns resolvem partir sozinhos. Exploram a vegetação, verificando cuidadosa-mente cada dificuldade da montanha através de guias impressos, mapas, bússola e muita tentativa e erro. Esses alpinistas também chegam ao topo, mas os acidentes e mortes são muito mais frequentes entre eles.
Em nossa vida também precisamos de um conselheiro espiritual. Alguém que nos ajude na caminhada da fé. Precisamos de conselheiros e amigos que estejam conosco nos momentos mais difíceis, nas tempestades e subidas da vida. 
Pode parecer fácil andar sozinho por algum tempo, mas à medida que caminhamos, se buscarmos ajuda de algum conselheiro, muito mais facilmente poderemos tomar algumas decisões. Muitos estão passando por grande dificuldade e colhendo frutos de decisões erradas, por não pedirem ajuda antes de agir em determinadas situações. 
Até mesmo os conselheiros e pastores precisam de ajuda. Existe um ditado entre os médicos que diz: "Um médico que cuida de si mesmo é atendido por um tolo."  Se até pastores precisam de pastores nós precisamos pensar bem em buscar ajuda no lugar de vivermos isolados tentando resolver tudo sozinhos. Claro que em primeiro lugar temos Deus como o nosso conselheiro fiel, aquele que nos ajuda em todo tipo de circunstâncias. Mas Deus também levanta e capacita pessoas para nos ajudar. 


Uma visão externa do nosso problema pode enxergar a melhor solução.