sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Cuidar

Ageu 1.2-8

Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem- se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa (2 Ts 2.15).

Os judeus haviam retornado à Terra prometida por conta de um decreto do Rei Ciro em 538aC (Ed 1.1-4). Os que retornaram do exílio, iniciaram a reestruturação da cidade de Jerusalém e do Templo. Todavia, a oposição externa e o desânimo interno fizeram com que o povo abandonasse o projeto (Ed 4.1-4) por quase dezesseis anos. Diante disso, Deus levanta profetas, os quais começam a pregar diante do povo sobre o abandono para com a obra do Senhor. Ao lermos estes versículos, podemos  aprender sobre os cuidados que devemos tomar para não reproduzir os mesmos erros. 
Um tempo de egoísmo. “Seria este o tempo de habitardes vós em casas apaineladas” (Ag 1.4). A preocupação do povo estava voltada tão somente para as coisas pessoais, o conforto, o luxo, a ostentação e o sossego. Não seria este o tempo que vivemos hoje, também? Gente preocupada tão somente consigo mesma? Um tempo de egoísmo, egocentrismo, vaidade, orgulho, ostentação e soberba.
Um tempo de indiferença. “Enquanto a minha casa permanece em ruínas”. O templo havia sido saqueado, incendiado e destruído quando da chegada dos caldeus. Passaram então 70 anos e o povo regressa do cativeiro babilônico. Entusiasmados com o retorno, iniciam logo a reconstrução de tudo: cidades e templo. Mas as adversidades do retorno fizeram com que cada um se preocupasse exclusivamente com as suas coisas próprias. 
Um tempo de insatisfação. “Comem e não se fartam; bebem e não se saciam”. Nunca estão satisfeitos com nada. Nunca se basta, há sempre necessidade de mais um pouco e mais um pouco. Quando existe indiferença para com a obra de Deus é natural que a insatisfação seja constante. 
Deus chama o povo para regressar ao seu propósito inicial. Deus lembra ao povo que o regresso da Babilônia era uma oportunidade de reconstrução e não de retorno aos mesmos erros anteriores. 


Deus liberta, Deus nos conduz a nova vida.

Links

Mensagens Diárias (237) Ilustrações (64) Videos (40) Encorajamento (28) Pastoral (28) Estudos (27) Downloads (26) Datas (21) Áudio (20) Pão Diário (13) Devocional (12) Natal (11) Fábulas (9) Liderança (9) Páscoa (9) Oração (8) 7 Virtudes (7) Sermão (5) Dia das Mães (4) Missões (4) Dia dos Pais (3) Malaquias (3) Aniversário (2) Classe de Novos Membros (2) Cânticos Cifrados (2) Eleições (2) Estudo Bíblico (2) Família (2) Finanças (2) Frases (2) Fé para hoje (2) Ilustração (2) Ilustrações Variadas (2) Notícias (2) Podcast Mensagens (2) Política (2) Santa Ceia (2) Simplicidade (2) Slides (2) Voto (2) 181 Meditações (1) 7 Palavras da Cruz (1) A Razão de nossa fé (1) Artigo (1) Bem Aventuranças (1) Breve Catecismo (1) Calvino (1) Carnaval (1) Catecismo (1) Catecismo Maior (1) Catecismo para Crianças (1) Certeza da Salvação (1) Cinco Pontos do Calvinismo (1) Comentário (1) Confecção de Atas Eletrônicas (1) Confissão de Fé de Westminster (1) Conheça Sua Bíblia (1) Contando os dias (1) Conversão de Manasses (1) Cooperadores (1) Crise do Fazer (1) Células (1) Dadas (1) Dez Palavras (1) Dia Internacional da Mulher (1) Dia da Bíblia (1) Dia da Pátria (1) Dons (1) Doutrinas (1) Efésios; Estudo Bíblico; Comentário (1) Elevo os meus olhos (1) Enchei-vos do Espírito (1) Estudos; (1) Fides Reformata (1) Formatura 1990 SPS (1) Grandeza do Criador (1) Hinário Novo Cântico (1) Hinário Novo Cântico Cifrado (1) História dos Hinos (1) Manual Presbiteriano (1) Manual Unificado (1) Não Adulterarás (1) Opressão (1) Parábolas (1) Paz Diaria (1) Reforma (1) Rev. Andrei (1) Sete Virtudes Celestiais (1) Slide Hinos e Cânticos (1) Tentação (1) Tozer (1) Ultimato (1)