Diversão

Salmo 28.7-9

Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação (Sl 119.35).

Alegria, entretenimento, distração, contentamento quando buscados em lugar errado e da forma errada só trarão mais dor e tristeza. Como a letra da música Diversão do grupo Titãs diz: “Às vezes qualquer um faz qualquer coisa por sexo, drogas e diversão. Tudo isso às vezes só aumenta a angústia e a insatisfação. Às vezes qualquer um enche a cabeça de álcool atrás de distração. Nada disso às vezes diminui a dor e a solidão.” Realmente, buscar alegria em coisas que não dão sentido a vida, não só às vezes, mas nunca dará certo. Só vai aumentar a dor, a angústia, a solidão e a insatisfação.
O problema começa com a valorização excessiva do tempo presente. As pessoas querem viver o agora e ter prazer agora. Sentir prazer é mais importante do que a preocupação das consequências que virão amanhã. Existe uma falsa sensação de que nada vai dar errado. Uma visão totalmente errada, porque logo vamos colher o resultado do que plantamos.
É preciso tomar muito cuidado com as muitas ofertas tentadoras. Uma delas é a das compras com cartão de crédito que diz: Do pastelzinho até a viagem de seus sonhos. Agora pode. Onde você quiser, o que você quiser. Esta busca da emoção passageira, chega-se ao extremo de existir sites especializados em traição. Um deles diz: “Cansado do casamento. Nossos serviços de namoro para casados realmente funcionam. Este é o site mais bem sucedido para encontrar um caso e parceiros de traição. Ter um caso nunca foi tão fácil. A vida é curta. Curta um caso.”  Estas ofertas de alegria e diversão irão acabar trazendo dívidas e muita tristeza no coração. 
O grande erro deste pensamento é o esquecimento de que quando nos afastamos de Deus, nos afastamos da alegria. Qualquer diversão e alegria que coloque algo no lugar de Deus não será boa. Deus é a nossa força e nossa alegria. É a confiança em Deus que faz o nosso coração feliz. 


Buscar a companhia de Deus traz plenitude de alegria.