Exemplo de Gratidão

2 Samuel 9.1-13

Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! Sl 103.2

No texto que lemos, Davi acabara de assumir o reinado de Israel. Seu primeiro ato foi indagar sobre os descendentes de Saul. Davi é informado que havia um rapaz, deficiente físico, chamado Mefibosete. Ele era filho de Jônatas. O texto nos diz que “ele era coxo de ambos os pés” (v.13). Davi então determina que ele fosse trazido para o palácio em Jerusalém e fosse tratado como filho do rei. Davi trata Mefibosete com amor, bondade e graça – as mesmas ações que seu amigo Jônatas o tratara. Segundo o filósofo Antístenes: “A gratidão é a memória do coração”.
E Davi revela ter esta memória. Sua atitude é um exemplo que deve ser seguido por todos. 
Davi nos ensina que gratidão se revela com ação, não com discurso. Davi se importou com alguém que estava esquecido por muitos. Mefibosete, o filho de Jônatas, e portanto neto de Saul, primitivamente chamado Merino-Baal, ou seja, Is-bosete, que significa "O homem de vergonha". Aos cinco anos de idade, Mefibosete ficou aleijado de ambos os pés. Esse fato aconteceu quando, desesperada, a sua ama o deixou cair ao chão ao ficar sabendo que o pai e seu avô morreram em campo de guerra (2 Samuel 4:4). Davi fez muito por Mefibosete. O trouxe para o palácio do Rei, o que seu avô Saul nunca fizera por ele. Davi lhe devolveu terras, o sustentou durante todos os dias de sua vida. Mefibosete passa até a comer na mesa do Rei. Davi não agiu com limitação. Seu amor era extenso, seu favor imenso, sua gratidão sem limitação.
Gratidão, mais do que palavras é uma atitude. Gratidão é a qualidade daquele que é agradecido, daquele que reconhece que foi agraciado. Não devemos esquecer nenhum dos benefícios de Deus para conosco. Devemos revelar, expressar nossa gratidão sem limitação! Não apenas nas horas boas, mas nas adversas também. Jó, em meio a tragédia de sua vida, afirmou: “O Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor!”


Devemos ficar atentos e vigiar a gratidão. Fortalecer a memória da gratidão. Contar as bênçãos - dizer quantas são.