Tenha foco

Filipenses 3.12-14

A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra (Pv 17.24).

Raman era um verdadeiro mestre na arte do arco e flecha. Certa manhã, ele convidou seu discípulo mais querido para assistir a uma demonstração do seu talento. Foram para um bosque. Ao chegarem diante de um belo carvalho, Raman pegou uma das flores que trazia em seu colar e a colocou um dos ramos da árvore. Em seguida, abriu seu alforje, e retirou três objetos: seu magnífico arco de madeira preciosa, uma flecha e um lenço branco. Ele posicionou-se a uma distância de cem passos do local onde havia colocado a flor. De frente para o seu alvo, pediu que seu discípulo o vendasse com o lenço bordado. “Quantas vezes você já me viu praticar o nobre e antigo esporte do arco e flecha?” – perguntou. “Todos os dias”, respondeu o discípulo. “E sempre o vi acertar na rosa, a uma distância de trezentos passos”. Com seus olhos cobertos pelo lenço, Raman firmou os seus pés na terra, distendeu o arco com toda a sua energia – apontando na direção da rosa colocada num dos ramos do carvalho – e disparou.
A flecha cortou o ar, provocando um ruído agudo, mas nem sequer atingiu a árvore, errando o alvo por uma distância constrangedora.
“Acertei? “disse Raman, retirando o lenço que cobria seus olhos.
“O senhor errou – e por uma grande margem” respondeu o discípulo. “Achei que ia mostrar-me o poder do pensamento, e sua capacidade de fazer mágicas.” 
“Eu lhe dei a lição mais importante”, respondeu Raman. “Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver.”
É preciso prosseguir em direção ao alvo que é mais importante. Quem não sabe o que quer, não enxerga seu alvo, não chega a lugar nenhum. Sábio é aquele que tem um propósito firme, um alvo definido: servir a Deus e seguir os passos de Jesus. 
Que Deus nos torne dignos da sua vocação e cumpra o seu propósito em nossas vidas. 


Nosso foco deve ser sempre a glória de Deus.