sábado, 15 de outubro de 2016

Lágrimas

Romanos 12.15-19

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. (Ap 21.4)

Como surgiu a expressão "lágrimas de crocodilo"? No livro “O Guia dos Curiosos” encontramos a seguinte resposta a esta pergunta: A expressão “lágrimas de crocodilo" é usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele "chora" enquanto devora uma vítima.
Lágrimas de crocodilo tem aqueles que aparentemente demonstram preocupação com o problema dos outros, mas na realidade não se importam. E além de não se importarem com a dor de seu próximo sentem prazer em vê-lo sofrendo. Uma total inversão do que ensina Romanos 12.15 quando diz: Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Disfarçadamente muitos ficam tristes com o sucesso do outro e alegres com a derrota dele. Mas viver assim só trará doença para alma e logo este prazer mórbido irá gerar um grande vazio e tristeza em quem o alimenta. 
Não chore lágrimas de crocodilo. Chore com os que choram por amor ao próximo, por desejo de ver a dor deste cessar. Parece que manter distância dos que choram é o melhor caminho para viver em paz, mas Jesus disse nas bem-aventuranças que é muito mais feliz aquele que tem a sensibilidade de sentir a dor de seu próximo e chorar com ele. Grande é o consolo que recebemos pelo sentimento de poder ajudar alguém. “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados" Mt 5.4.
Estar ao lado e compartilhar as necessidades de um amigo ou qualquer pessoa é uma bênção. Exercer misericórdia é tarefa cristã. A promessa para quem é misericordioso é de que irá alcançar misericórdia. A semente de uma lágrima sincera produz como fruto feixes de alegria. Mesmo que o choro dure por um longo período, a alegria virá com certeza. 
Busque a paz com todos. E quando chorar por alguém que as lágrimas de seu rosto expressem uma real dor no coração. 


Chorar pelo próximo é uma demonstração de verdadeira amizade e amor

Links

Mensagens Diárias (237) Ilustrações (64) Videos (40) Encorajamento (28) Pastoral (28) Estudos (27) Downloads (26) Datas (21) Áudio (20) Pão Diário (13) Devocional (12) Natal (11) Fábulas (9) Liderança (9) Páscoa (9) Oração (8) 7 Virtudes (7) Sermão (5) Dia das Mães (4) Missões (4) Dia dos Pais (3) Malaquias (3) Aniversário (2) Classe de Novos Membros (2) Cânticos Cifrados (2) Eleições (2) Estudo Bíblico (2) Família (2) Finanças (2) Frases (2) Fé para hoje (2) Ilustração (2) Ilustrações Variadas (2) Notícias (2) Podcast Mensagens (2) Política (2) Santa Ceia (2) Simplicidade (2) Slides (2) Voto (2) 181 Meditações (1) 7 Palavras da Cruz (1) A Razão de nossa fé (1) Artigo (1) Bem Aventuranças (1) Breve Catecismo (1) Calvino (1) Carnaval (1) Catecismo (1) Catecismo Maior (1) Catecismo para Crianças (1) Certeza da Salvação (1) Cinco Pontos do Calvinismo (1) Comentário (1) Confecção de Atas Eletrônicas (1) Confissão de Fé de Westminster (1) Conheça Sua Bíblia (1) Contando os dias (1) Conversão de Manasses (1) Cooperadores (1) Crise do Fazer (1) Células (1) Dadas (1) Dez Palavras (1) Dia Internacional da Mulher (1) Dia da Bíblia (1) Dia da Pátria (1) Dons (1) Doutrinas (1) Efésios; Estudo Bíblico; Comentário (1) Elevo os meus olhos (1) Enchei-vos do Espírito (1) Estudos; (1) Fides Reformata (1) Formatura 1990 SPS (1) Grandeza do Criador (1) Hinário Novo Cântico (1) Hinário Novo Cântico Cifrado (1) História dos Hinos (1) Manual Presbiteriano (1) Manual Unificado (1) Não Adulterarás (1) Opressão (1) Parábolas (1) Paz Diaria (1) Reforma (1) Rev. Andrei (1) Sete Virtudes Celestiais (1) Slide Hinos e Cânticos (1) Tentação (1) Tozer (1) Ultimato (1)