Ler e praticar

2 Timóteo 3.14-17

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem- aventurado no que realizar (Tg 1.25).

Uma garotinha voltou de seu primeiro dia na escola. A mãe perguntou: 
_ Você aprendeu alguma coisa?
_ Pelo visto, não aprendi o bastante – a menina respondeu. – Tenho de voltar amanhã, depois de amanhã e depois de depois de amanhã...
É assim que funciona o estudo da Bíblia. A compreensão vem pouco a pouco, ao longo da vida. Precisamos ler uma porção todos os dias.  Não é preciso fazer jejum de Bíblia. Não podemos deixar para nos alimentar apenas aos domingos. O fato de já ter estudado e lido a Bíblia toda não nos leva a aposentadoria. Ninguém pode dizer que é formado, doutor em Bíblia. Seria o mesmo que dizer que não preciso mais de comida, pois já comi o suficiente. 
Uma dieta constante da Palavra de Deus a cada dia é certeza de saúde para a mente e a alma. A Bíblia é o alimento perfeito. É preciso considerar atentamente tudo o que ela diz. Ao contrário do que alguém pode pensar, seus ensinos trazem liberdade. O seu caminho é capaz de nos tornar sábios para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Ela é instrumento tanto de correção e repreensão, como de ensino e instrução. Por ela somos equipados e plenamente preparados para toda boa obra.  
Mas não basta ler, conhecer seus livros, entender o que eles dizem. Temos que praticar o que aprendemos. Você pode ler um livro de receitas, mas se nunca cozinhar, não vai ser alimentado. Se você apenas ler a Bíblia, mas nunca obedecer, jamais conhecerá a alegria que Deus prometeu. A promessa é de que quem pratica o que lê será abençoado em tudo o que fizer. É negligente aquele que, depois de conhecer o ensino da Palavra de Deus, age com se tivesse esquecido o que ouviu. Feliz é aquele que é operoso praticante não apenas um ouvinte. Esse será bem-aventurado no que realizar.

Aquele pratica o que lê na Bíblia será abençoado em tudo o fizer