Líder sábio

Eclesiastes 12.9-11

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem (Ec 12.13).

Uma menina estava na igreja com a mãe e perguntou: "Mamãe, por que o pastor ora antes do sermão"? Ela respondeu: "Ele está pedindo que Deus o ajude a pregar um bom sermão". "Mamãe", a menina fez a segunda pergunta. “Por que Deus nunca responde à oração dele?" 
É fato que falta sabedoria em muitos líderes e falta ainda mais sabedoria para transmitir sabedoria.
No livro de Eclesiastes encontramos um pregador que era possuidor da sabedoria. Ele também era o dispensador da sabedoria. Com ele podemos aprender:
Ele ensinou ao povo o conhecimento (12.9). Não ensinou qualquer coisa, não ensinou coisas fúteis ou más. Ensinou conhecimento, algo merecedor de ser ensinado. 
E, atentando e esquadrinhando, compôs muitos provérbios (12.9).  Isso implica muito trabalho e estudo. O Pregador não apenas compartilhou com as pessoas a primeira coisa que veio à sua cabeça. Ele pensou antes de falar. Ele gastou tempo planejando a forma que haveria de ensinar. Ele organizou sua sabedoria "compondo muitos provérbios". 
Procurou o Pregador achar palavras agradáveis e escrever com retidão palavras de verdade (12.10). Ter conhecimento não era o suficiente. Mesmo que esse conhecimento estivesse organizado, ainda não era suficiente. O Pregador também trabalhou para falar de uma maneira agradável. O Pregador soube "escolher as palavras certas". Ele programou um ensino que comunicasse e cativasse a mente de seus leitores. 
O Pregador procurou escrever com retidão (12.10). Finalmente e mais importante, o Pregador procurou ensinar a verdade. Nós vivemos na era do relativismo. A sociedade há muito tempo assimilou a ideia de que a verdade é relativa. A Bíblia fala que a verdade existe. A prática do ensino nada significa se não existe a verdade Uma mentira apresentada de forma eloquente ainda é uma mentira. 


Sábio é mais do que saber, é se fazer compreendido.