Não enterre seu talento

2 Coríntios 8.11-12

Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai (Cl 3.17).

Certa vez li um texto interessante que dizia: “O lugar mais rico deste planeta não são os campos de petróleo do Kuwait, do Iraque ou da Arábia Saudita. Nem tão pouco, as minas de ouro e diamantes da África do Sul, as minas de Urânio da União Soviética e as minas de prata da África. Embora isso seja surpreendente, os depósitos mais ricos de nosso planeta podem ser encontrados a alguns quarteirões da sua casa. Eles estão no cemitério local. Enterrados embaixo do solo. Dentro das paredes daqueles túmulos estão sonhos que nunca se realizaram, canções que nunca foram escritas, pinturas que nunca encheram uma tela, ideias que nunca foram compartilhadas, visões que nunca se tornaram realidade, invenções que nunca foram criadas, planos que nunca passaram da “prancheta” mental e propósitos que nunca foram realizados. Nossos cemitérios estão cheios de um potencial que permaneceu inerte.”
Uma grande verdade é apresentada aqui. Muitas pessoas passam a vida toda imaginando coisas sem executá-las. Muitas pessoas literalmente enterram o seu talento.  Nunca desenvolvem aquilo que são naturalmente capacitadas.   
O que acontece? Três coisas atrapalham. 1- O medo – Somado à timidez e insegurança paralisa muitos. 2- A preguiça – Um esquecimento de que talentos não são desenvolvidos por mágica, exige muito trabalho. 3- Distração – Falta de foco.
Devemos vencer o medo e a timidez. Combater a preguiça fazendo o necessário para o nosso crescimento. Com boa vontade, usando o máximo de nossas forças (nem mais, nem menos). Ter sempre olhos fixos em nosso objetivo fugindo das constantes distrações. É preciso completar a obra começada. Principalmente fazer tudo de todo o coração para agradar a Deus e não para as pessoas. 
Para não lamentar o tempo perdido é preciso uma ação efetiva no momento que se chama hoje. Não basta querer é preciso executar. 


Cumprir nossa missão é a tarefa da vida