O tempo e o modo

Eclesiastes 8.5-8 

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus (I Co 10-31).

Salomão começa o texto com o princípio de "guardar o mandamento do rei" (v.2). Por que isso é tão importante? Há duas razões dadas: Primeiro, a obediência é exigida por causa de um juramento de lealdade. Hoje nós não fazemos esse tipo de juramento. Mas nós fazemos compromissos perante às autoridades. Em segundo lugar, a obediência é exigida como um procedimento prudente. Você deve obedecer às autoridades para não ter problemas na vida. Em termos gerais, quando você obedece aos mandamentos do rei, você não entra em atrito com o rei. Da mesma forma, quando respeitamos as leis de nosso país não temos problema com a justiça. 
Sobre isto ele faz uma afirmação, que chama a atenção, dizendo: Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora
e a maneira certa de agir. Este é um princípio muito sábio que pode ser aplicado em nossa vida com Deus. 
Melhor do que obedecer às ordens do rei é obedecer às ordens de Deus. Quem guarda os mandamentos de Deus se distancia do mal. Somente através desta proximidade de Deus podemos ser sábios e conhecer o tempo e o modo. Saber a hora certa e a maneira certa de agir. 
É o distanciamento de Deus e de sua palavra que tem tornado cada vez mais difícil discernir o tempo e o modo de cada coisa. É muito comum ver pessoas que não sabem esperar o tempo certo, sempre agindo antecipadamente. Ações precipitadas são sempre desastrosas. Também existem alguns que até agem no tempo certo, mas da maneira errada. Sabem a hora de agir, mas não conseguem fazer da maneira correta. Estão certos sobre o que fazer, mas infelizmente não estão preparados para agir.
Há tempo para todas as coisas. Que Deus nos abençoe com o discernimento necessário para tomar decisões na hora certa, agindo da maneira correta em cada situação. Mais do que ansiedade, tenhamos maturidade. Saibamos esperar cada coisa em seu tempo para desfruta-las da melhor maneira possível. 


Que as nossas ações glorifiquem a Deus.