Qualificados

2 Coríntios 3.17-18

Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial (1 Co 15.49).

Somos criados à imagem e semelhança de Deus. Mas o que significa isso? O que é ter em si a semelhança do Criador? Não sabemos tudo o que essa frase abrange, mas conhecemos alguns dos aspectos que ela inclui.
Tal como Deus somos seres espirituais. A Palavra diz: “Deus é espírito”... tal como Deus nós somos também seres espirituais. Nosso espírito é imortal e sobreviverá ao corpo terreno. Não somos apenas carnais que buscam satisfazer os apetites da carne. Também somos seres espirituais que oram, leem a Bíblia, meditam, adoram a Deus. Devemos buscam as coisas espirituais em primeiro lugar. 
Somos seres inteligentes. Somos dotados com capacidade de pensar, ponderar, lembrar, refletir e solucionar problemas. Mas todos nós somos seres racionais e inteligentes. Devemos tomar decisões inteligentes, não apenas no que diz respeito às coisas materiais. Nossa inteligência nos faz temer a Deus. Nossa inteligência não nos deixa viver enganados. Sabemos que vamos colher conforme o que plantamos. 
Somos seres relacionais. Isso significa dizer que Deus nos fez seres sociais, relacionais. Isso significa dizer que somos seres que necessitam de interação, de sociabilidade. Ninguém é uma ilha. Ninguém nasceu e vive isolado de tudo e de todos. Podemos dar e receber amor, podemos viver conflitos decorrentes de nossas relações. Como seres relacionais aprendemos a andar em amor. 
Somos seres morais. Somos também dotados de consciência moral. Podemos discernir o que é certo do que é errado. O que é justo e verdadeiro e o que não é. E isto nos torna altamente responsáveis diante de Deus pelas nossas escolhas, nossos atos e atitudes.
Nosso trabalho é não perder de vista estas e outras qualidades que temos. Como filhos de Deus somos chamados a viver conforme a imagem dele. Ao olharmos no espelho vejamos em nós o grande amor de Deus que nos dá nova vida em Jesus. 


Valorize e cultive boas qualidades.