Quem sou?

Efésios 8-11

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Ef 5.1

Quem sou eu? Você já fez esta pergunta? Paulo nos dá a seguinte resposta a isto: Sois luz no Senhor. Ele diz: Outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor. 
Eu creio que às vezes temos dificuldade de responder a esta pergunta, pois confundimos o que somos com o que éramos antes de ter um encontro com Deus. Temos dificuldade de perceber que somos filhos de Deus. E como filhos de Deus devemos andar como ele nos ensina. 
Quem eu sou? Eu sou aquilo que me tornei a partir do momento que passei a seguir a Jesus. Eu sou um imitador de Deus. Como filho da luz, eu devo ser luz. Um filho que ama seu pai, uma pessoa que vive a buscar toda bondade, justiça e verdade. 
Portanto não devo imitar o que é mal. Não devo seguir o conselho dos ímpios, e desejar praticar coisas que os homens maus vivem e praticam.  Devo tomar muito cuidado, pois a influência negativa é forte e contagiante. Sempre existe o perigo de ser influenciado pelo mal, enganado por palavras vãs. Paulo deixa claro que quem tem como propósito imitar a Deus não pode imitar a imoralidade, a inveja, a cobiça, o palavreado tolo e sujo dos outros. 
Para ser um imitador de Deus, preciso buscar sempre aprender o que é bom. Ouvir o que bons cristãos falam e fazem. Devo também atentar para os personagens bíblicos, como os profetas, que são exemplos a seguir. 
Afastando-me do que é mal e buscando aprender o que é bom, passo também a servir de exemplo para outros. Posso dizer como Paulo: Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo (I Co 11.1).
Como isso é possível? Só posso ser imitador de Deus porque fui transformado por Ele. Ezequiel 11.18 mostra como Deus faz esta mudança em nós: Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.


Convertei-vos, desviai-vos do pecado e vivei.