Recebido

Jó 1.20-22

Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido? 1 Co 4.7

Todo tempo as pessoas olham ao redor comparando beleza, riqueza, conhecimento, poderes. Até parece que a vida é uma grande competição para mostrar quem é o melhor. O problema não está na comparação ou em saber diferenciar uma coisa de outra. A grande questão é a estupidez de achar que é melhor do que o outro por destacar-se em algum aspecto. E mais, não compreender que se temos alguma coisa é porque Deus nos deu.   
Jó, quando perde tudo disse sábias palavras. “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor”.  Nada do que temos ou somos vem de nós mesmos. Como então podemos ficar orgulhosos quando nos destacamos em algo, como se não fosse Deus que nos tivesse feito sobressair. Não há nada que temos, que não tenha sido recebido de Deus, portando não temos que nos orgulhar de algo que não foi mérito nosso. 
Interessante também lembrar que o que temos, além de não vir de nossa capacidade, é apenas emprestado. Até mesmo o que temos é doado para nós temporariamente. O dinheiro acaba, a sabedoria passa, o poder muda de mão. Até a vida que recebemos vai perdendo sua força. A juventude passa trazendo no seu lugar a velhice. 
Paulo ensina em Filipenses 2 que não devemos viver preocupados em receber elogios, praticando ações por vaidade e ambição egoísta. Deus nos capacita para que possamos viver melhor e não nos considerarmos melhores do que os outros. Deus nos dá coisas não apenas para nosso prazer pessoal, mas para que possamos ajudar e servir outras pessoas. Por isso Paulo diz: não cuide apenas dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. 
Além disso, o grande problema de se auto gloriar com as coisas que temos e somos é o esquecimento de dar glória a quem de direito. Toda glória, toda honra, todo elogio e reconhecimento deve ser dado a Deus. 


A humildade sempre é o caminho certo.