Um problema

Salmo 25.4-12

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você (Sl 32.8).

Há um provérbio chinês curioso que diz: “Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça, porque não tem solução”. Nossa vida é recheada de problemas. Muitas vezes a gente ouve ou mesmo fala: - Nossa, minha vida é só problema! São problemas no trabalho, problemas financeiros, problemas de relacionamento, problemas de saúde, problemas de família, existenciais e assim segue-se uma lista infindável deles. O fato é que eles fazem parte das nossas vidas e normalmente ficamos chateados, abatidos, achamos ruim e dedicamos grande parte do nosso tempo pensando e falando deles e, claro, aumentando seu poder já que tudo aquilo que damos atenção cresce.
Mas a notícia boa é que problemas tem solução. Nem sempre é fácil resolver alguns deles, mas sempre existe uma saída. A solução para um problema chama-se orientação de Deus.  
Como seria muito mais fácil se antes de tomar decisões ou fazermos qualquer escolha, consultássemos primeiramente a Deus. Principalmente diante de algum problema, nos momentos de angústia, todos deveriam orar. Quando oramos, estamos buscando abrigo, esconderijo, proteção. Quando buscamos a Deus, estamos buscando orientação para a solução do problema que enfrentamos. E podemos ouvir Deus dizendo: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo.” E nós podemos clamar a Deus com confiança pedindo: “Senhor, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem”. É promessa de Deus estender a mão para aquele que o busca com sinceridade. Ele ouve e responde nosso clamor. 
Quando buscamos os caminhos da vontade de Deus, os problemas não serão mais problemas, pois o foco da nossa vontade se transforma em viver de acordo com a verdade de Deus. E no caminho de Deus existe grande conforto e gratidão. Consolo e uma alegria que supera qualquer dor. 


Não esquente a cabeça, Deus é a solução.