Pare, olhe e escute

Salmo 121

Filho do homem, fixe bem os olhos e procure ouvir bem, e preste atenção a tudo o que vou lhe mostrar... (Ez 40.4) 

Em algumas viagens de carro, passava sempre em um caminho que cruzava a linha do trem. Sempre via ao lado dos trilhos a placa com o aviso que dizia: “Pare, olhe e escute". Sempre parava ou diminuía bem a velocidade, olhava para os dois lados e tentava escutar algum som. Nunca escutei nada, pois todas as vezes que cruzei a ferrovia não vinha trem algum. Mas a placa estava ali e tenho certeza que devia ser respeitada, pois se viesse algum trem, eu que deveria parar para ele passar. Se não o fizesse, poderia ter sérios problemas. 
Os sentidos humanos são usados para nossa preservação. Eles nos ajudam avaliar qual melhor direção a seguir e quando seguir. Parar, olhar e escutar antes de avançar é muito importante em várias situações. 
PARE – É a primeira atitude importante em alguns momentos da vida. Talvez você esteja andando rápido demais. Deixando de apreciar as coisas ao seu redor. A velocidade que você está pode estar te impedindo de enxergar melhor, decidir melhor. Pare de pensar em si mesmo e reflita nas maravilhas de Deus e como somos pequenos diante Dele (Jó 37.15-16). Pare de duvidar e creia (Jo 20.27).
OLHE – Erga os olhos, olhe para céus de onde vem toda sabedoria, força e consolo. Pode ser que você já está cansando de olhar para os lados e não enxergar nada. Tudo esta tão parado e vazio como uma linha de trem abandonada. Mas falta olhar para cima. Com os olhos em Deus, você terá uma visão real do que se passa em sua vida, conhecerá melhor a si mesmo e a seu próximo.
ESCUTE – Agora escute atentamente o que Deus tem a dizer. Pode ser que os barulhos ao redor impeçam você de ouvir o que realmente é importante. Se estivermos com o som alto do carro ligado e as janelas fechadas, pode ser que não dê para escutar o aviso do trem chegando. Fique em silêncio, busque o silêncio e preste atenção em tudo o que Deus te falar (Sl 78.1). 

Parar, olhar e escutar deve ser uma atitude constante na vida.