Herança valiosa

Efésios 6.1-4

“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef 6.4).

Um antigo pastor, que viveu uma vida longa e honrosa de trabalhos para a causa de Deus, concluiu seu testamento com estas palavras finais: “Lego a meus filhos e suas famílias meu testemunho da verdade e preciosidade do evangelho de Jesus Cristo. A herança da fé cristã, recebida pelo testemunho de meus pais; isto tem um valor infinitamente maior do que casas, terras ou celeiros. Eu lego isto a eles”. 
Que herança queremos deixar para os nossos filhos? Muitos pais se preocupam e dedicam uma vida inteira trabalhando para que seus filhos possam ter um futuro melhor. Mas o melhor futuro é aquele que teremos quando nos encontrarmos com Jesus. Quanto estamos contribuindo para a educação e formação espiritual de nossos filhos? 
Os pais devem criar os filhos com a disciplina e os ensinamentos cristãos. Alguns pais, no lugar de educar seus filhos, só conseguem irritá-los. Parecem mais coleguinhas de seus filhos do que pais. “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados” (Ef 6.4 NTLH).
Devemos disciplinar, ensinando com palavras e com o exemplo em nossa maneira de viver. Disciplinar não é só cobrar o melhor desempenho dos filhos, mas é dedicar tempo para estar com eles. O ensino da convivência é um ensino natural e tem grande aproveitamento. 


Que Deus nos dê a graça de deixar para nossos filhos a mais rica e valiosa herança.