Coragem

1Reis 2.1-4

“Quando saíres à peleja contra os teus inimigos e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, não os temerás; pois o Senhor, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo” (Dt 20.1).

Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em pantera. Então ele começou a temer os caçadores. A esta altura o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse: “Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo”. 
Força, atitude e coragem devem estar presentes em nossa vida. As muitas pressões que sofremos podem nos fazer encolher, nos levando a viver cheios de medos, com pensamentos de inferioridade. Mesmo tendo provas de que Deus nos tem fortalecido, podemos, de tempo em tempo, voltar a pensar de forma inferior. 
Davi diz ao seu filho Salomão: “Seja corajoso, faça aquilo que o Senhor, o teu Deus, te manda. Se você obedecer ao SENHOR Deus, ele cumprirá a promessa que me fez”.  Muitas são as promessas de Deus para cada um de nós. Ele nos fortalece, mas quer que tomemos decisões e pratiquemos ações que demonstrem coragem da nossa parte. Devemos seguir em frente apesar de todo nosso medo e insegurança. Quando seguimos em frente, logo o medo desaparece e as dúvidas deixam de nos atrapalhar. 


Vencendo o medo, caminhe sempre com força e coragem.