Deus dará

1Pedro 5.6-11

“Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo” (Sl 91.4).

Você já ouviu a expressão “AO DEUS DARÁ”? Esta famosa frase serviu originalmente de resposta de quem não queria dar esmolas. Homens duros de coração respondiam aos mendigos que lhes estendiam a mão: Deus dará. Eles não. Quem dependia da caridade pública ficava em má situação, ao Deus dará. “A expressão cristalizou-se de tal forma que, no século XVII, um negociante português que vivia no Recife, de tanto proferir a frase, passou a tê-la acrescentada ao próprio nome. Ficou conhecido como Manuel Álvares Deus Dará. Seu filho, Simão Álvares Deus Dará, foi provedor-mor da Fazenda do Brasil” (Dionísio da Silva). 
Interessante como ficar ao Deus dará pode ser considerado sinônimo de ficar em má situação. A verdade é que só Deus dará. Tudo vem de Deus. Até a vontade de ajudar ao próximo. Infelizmente temos esta ideia errada. Quando um paciente está para morrer dizemos que ele está nas mãos de Deus. Mas não estamos sempre? Quando tudo parece normal, caminhamos aparentemente sem precisar de Deus. Aí quando os problemas aparecem, recorremos a oração. 
É preciso entender que Deus nos dá e nos dará todas as coisas que necessitamos. Deus permitirá que passemos por todas as crises e dificuldades que forem necessárias. É bom saber que Deus sempre cuida de nós. Como diz o hino: “Deus cuidará de ti, na tua dor, com todo amor, jamais te deixará!” Deus cuida de nós pessoalmente: “Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei” (Ez 34.11). 


Todos os dias Deus renova seu cuidado a favor de nós.