O que são Dons Espirituais

Efésios 4.7-10

E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.” (Ef 4.7).

Deus concedeu a sua igreja pessoas dotadas e capacitadas para que ela cresça e cumpra a sua vontade no mundo. Paulo diz que cada crente foi capacitado por Deus com habilidades espirituais, dons espirituais para servir a Deus e aos irmãos. 
O que são dons espirituais? A palavra dom, na língua original, vem da mesma raiz da palavra graça. Significa habilidades, capacidades que Deus concede a seu povo graciosamente, misericordiosamente para que possam servir a Deus. 
Algumas pessoas já nascem com algum tipo de habilidade. Quando se converte essa habilidade é transformada para o serviço de Deus. Deus usa isso para o serviço do seu reino. Em outros casos, pessoas são habilitadas ou capacitadas por Deus com dons espirituais por ocasião de sua conversão a Jesus Cristo. Pessoas que não mostravam  muita habilidade para fazer determinadas coisas, com a transformação que o evangelho trouxe, passam a fazer coisas que nunca imaginaram fazer. O evangelho gerou uma mudança na sua vida e fez com que ela pudesse ser muito mais do que ela era antes de conhecer a Jesus Cristo.  
Então, dons espirituais são isso. Habilidades, capacidades que Deus nos dá. Para através delas ele agir no mundo, agir na igreja, edificar o seu povo e cumprir os seus propósitos. Abençoar as pessoas, através de pessoas que foram salvas e redimidas pelo evangelho. 


Deus age por meio de todos, todos que são do seu povo.