Ambição boa

Mateus 6.19-21

Não sejam egoístas; não vivam para causar boa impressão aos outros. Sejam humildes, pensando dos outros como sendo melhores do que vocês mesmos (Fp 2.3).

Quando ouvimos falar que uma pessoa é ambiciosa geralmente já pensamos que esta pessoa é má. Mas ambição não é necessariamente uma coisa ruim. É ruim se for uma ambição por coisas más. Se for uma ambição egoísta, trapaceira, movida por orgulho. Todos os seres humanos "buscam" alguma coisa. Não é natural que as pessoas fiquem à deriva, sem alvo na vida. Precisamos de alguma coisa pela qual viver, algo que dê significado à existência. Qual deve ser a ambição do cristão? Nossa ambição deve ser buscar o reino de Deus. 
Jesus nos convoca para uma ambição mais alta, verdadeira, que é buscar o reino e a justiça de Deus. John Stott disse em seu livro sobre o Sermão do Monte: “A ambição dos pagãos está focalizada nas necessidades materiais. Mas, isto não pode acontecer com os cristãos, em parte porque vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas, mas, principalmente, porque estas coisas não constituem objetivo apropriado ou digno da busca do cristão. Ambições menores são sadias e corretas, contanto que não constituam um fim em si mesmas (isto é, em nós mesmos), mas sejam o meio de alcançar um fim maior (a propagação do reino e da justiça de Deus) e, portanto, o maior de todos, isto é, a glória de Deus. Os cristãos deveriam ser zelosos em desenvolver os seus talentos, alargar as suas oportunidades, estender a sua influência e receber promoções em seu trabalho, não mais para fomentar o seu próprio ego ou edificar o seu próprio império, mas sim para, através de tudo o que façam, glorificar a Deus”. 
Infelizmente, encontramos muitas pessoas motivadas por ambição egoísta. Motivados pelo que irão ganhar e mostrar. Motivadas a ser reconhecidas como as melhores, as mais importantes. Que a nossa ambição seja santificada e como cristãos possamos buscar com toda a nossa energia sempre algo mais elevado, diferente.

Alimente sua vida com valores espirituais.