Árvore frutífera

Jeremias 17.7-8

É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! (Sl 1.3).

Um radialista chamado Flávio Siqueira gravou um vídeo falando sobre o intervalo que tinha dado na produção de vídeos para suas redes sociais. Justificou-se falando que estava em um tempo de recolhimento. E fez uma comparação da vida do homem com a vida de uma árvore, que achei muito interessante. Ele disse: A produção de frutos de uma árvore deve ser espontânea. Ela não faz frutos pensando se os outros vão gostar. Não faz frutos pensando nas venda. A árvore dá fruto porque ela é uma árvore frutífera. De vez em quando, a árvore precisa dar uma recolhida. Não vive em uma produção louca e ininterrupta. Tem seu tempo de recolhimento. Existe o tempo de renovação da árvore. Se não fizesse isso, os frutos não teriam a mesma qualidade.
Realmente vivemos em uma busca sem medida por produzir coisas e acabamos esquecendo que se produzimos algo é porque Deus nos deu determinados dons. O que fazemos deve ser algo espontâneo, gerado do coração de Deus. Nosso trabalho deve ser uma produção que visa agradar a Deus e abençoar o próximo. O fruto que damos deve corresponder ao talento que temos. Não é saudável moldar-se à vontade do outro e muito menos querer lucrar com o próximo. Já pensou em uma jabuticabeira querendo produzir morango, porque as pessoas de sua cidade querem comprar morango? Ou um pé de alface alimentar-se de agrotóxicos somente para que sua produção fique maior? 
Como as árvores têm seu tempo de recolhimento e momentos em que as folhas caem, também temos o nosso tempo de pausa e recolhimento para renovação. Nem por isso devemos chamar esse tempo de fase ruim. É só um tempo, tão importante como os outros tempos. Logo virão novas folhas, flores e o renascimento de frutos melhores que os primeiros. 
Como árvores junto ao riacho, estejamos nós plantados no Senhor. E que nossos frutos sejam abençoados. 


Frutifique um fruto adequado, no tempo certo.