domingo, 4 de fevereiro de 2018

Examinai-vos

Gálatas 6.1-5

Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados (2Co 13.5)!

Muitas vezes encontramos pessoas que têm a facilidade de encontrar erros nos outros, mas não param para uma análise pessoal. Isso estava ocorrendo na igreja de Corinto. Os irmãos tiveram a capacidade de questionar o próprio apóstolo Paulo, mas não enxergavam seus próprios pecados. Paulo estava prestes a fazer uma visita àqueles irmãos e, caso eles não se arrependessem, teria que tornar a repreendê-los. Por isso, os alerta sobre o que estavam fazendo de errado, mas principalmente diz que eles mesmos deveriam fazer um exame em seu coração. “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos” (2Co 13.5a - RA). 
Este versículo nos faz lembrar da importância de um autoexame da vida espiritual e conduta diária pessoal. “O que caracteriza a apostasia é deixar de orar, de obedecer à mensagem da Escritura, de adorar e de se associar com irmãos crentes no Dia do Senhor. Preparem espiritualmente, “examinem” e “testem”. O apóstolo ordena enfaticamente que seus leitores empreendam a tarefa crucial da introspecção” (Simon Kistemaker). 
Este exame conduz ao reconhecimento da vontade de Deus. Aponta o que deve ser mudado, o que deve ser deixado. Nos conduz ao arrependimento e à mudança de atitude. 
Só podemos fazer isso com o auxílio de Deus que conhece e sonda nosso coração. Paulo ora pelos Coríntios para que eles pudessem reconhecer suas faltas. Precisamos orar como o salmista, no Salmo 139.23-24, que disse: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”.
Deus habita em nós pelo Espírito Santo. O Senhor conhece a motivação dos nossos pensamentos. Ele intercede por nós. Que possamos ouvir seus conselhos, seguir seu caminho. 

Somente o autoexame nos conduzirá à verdade.