Permanece

2Timóteo 3.10-14

Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu (2Tm 3.14).

“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu”. Paulo diz estas palavras logo depois de descrever que muitas pessoas iriam seguir o mau caminho do egoísmo. Pessoas que, mesmo sendo religiosas na prática, não as são de coração. Homens e mulheres que têm um amor próprio desordenado, são mais amigos de si mesmos do que de Deus. Pessoas que procuram enganar outras com suas falsas ideias e doutrinas. 
Vivendo em meio a gente assim, Timóteo deveria seguir no caminho da verdade, mesmo que por isso viesse a sofrer perseguições. Era melhor passar pelo sofrimento e permanecer no caminho certo do que ter uma aparente tranquilidade e, como os homens perversos, seguir rumo à destruição (2Tm 3.13). Paulo diz que Timóteo deveria fugir destes. Afastar-se deles e de suas ideias e práticas. 
Interessante é o argumento que Paulo usa para que Timóteo permanecesse no evangelho. Ele diz: “você sabe de quem o aprendeu”. Timóteo foi instruído, por sua avó e sua mãe, por Paulo e pelo que ele já havia estudado nas escrituras sagradas. O que você aprendeu, você sabe que é confiável, porque você sabe de onde veio. O que nós aprendemos na Bíblia é verdade incontestável. 2Timóteo 3.16 diz que “toda Escritura é inspirada por Deus”. Soprada por Deus, “ela se originou na mente de Deus e foi comunicada pela boca de Deus, pelo sopro de Deus, ou pelo seu Espírito” (John Stott). Devemos permanecer nos ensinamentos de Deus. Eles são os únicos capazes de nos tornar sábios para a salvação. O que aprendemos com Deus serve para nossa educação, orientação e correção. Somente a palavra de Deus nos ensina a viver, portanto devemos permanecer nela. 
Quando alguma novidade travestida de verdade quiser tomar o lugar de princípios claros que aprendemos, precisamos fugir dela. Devemos ser gratos a Deus pela educação que ele nos tem dado. E sempre permanecer firmes na verdade. 


A palavra de Deus é a luz do meu caminho.