Culpa e perdão

Apocalipse 1.4-6

E como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões (Sl 103.12).

Muitas vezes nos sentimos incomodados pelo sentimento de culpa. Como disse Friedrich Duerrenmatt: “Neste nosso mundo ninguém é completamente inocente. Cada um de nós carrega algum fardo de culpa que o perturba e o enche de auto repugnância... De onde viriam simpatia, misericórdia, perdão, se não fosse de nossa participação comum da falibilidade humana?” 
Diante deste sentimento o que devemos fazer? Muitos, erradamente, tentam se convencer de que a sua culpa é infundada. Dizem: “afinal, todo mundo faz isso…” Esta é uma atitude que só vai piorar as coisas. Embora exista culpa infundada e pessoas que se sentem culpadas o tempo todo e por qualquer coisa, não é desligando o alarme da culpa que vamos resolver o problema. 
E então, o que devemos fazer? Carregar a culpa? Não, não precisamos andar com o peso da culpa nas costas. Podemos confessar nossos pecados e receber o perdão de Deus. “Perdão é uma palavra linda, porque acende uma luz na face de Deus e no semblante do homem. Ela é também uma palavra de alto custo. Antes que Deus pudesse pronunciá-la, Cristo precisou morrer na cruz. É uma palavra de alto custo para todos os verdadeiros crentes. Ela desperta a música dos remidos no céu, pois esse é o cântico deles: o perdão de Deus. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados (Ap. 1.5)” - (Clarence E. Macartney). 
Devemos lembrar que Deus nos livra do pecado e da culpa. Nossos pecados passados são apagados e na força de Deus seguimos nossa caminhada. Nós temos dificuldade de perdoar os outros e até de perdoar a nós mesmos, mas o perdão de Deus é completo e perfeito. Deus é misericordioso e compassivo. “É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças” (Salmos 103.3). No lugar da culpa, busque o perdão de Deus. No lugar de viver incomodado com o pecado, viva na paz dos caminhos de Deus. 


O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado.