Definição de amor
Filipenses 2.1-7
Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração (Pv 3.3).
Diz uma história que um senhor chegou a um consultório médico pra fazer um curativo em sua mão, na qual havia um profundo corte. Muito apressado pediu urgência no atendimento, pois tinha um compromisso. O médico que o atendia, curioso, perguntou o que tinha de tão urgente pra fazer. O homem lhe disse que todas as manhãs ia visitar sua mãe que estava em tratamento numa clínica, com mal de Alzheimer em fase muito avançada. O médico, preocupado com o atraso do atendimento, disse: “Então hoje ela ficará muito preocupada com sua demora?” O homem respondeu: “Não, ela já não sabe quem eu sou. Há quase cinco anos que não me reconhece mais”. O médico então questionou: “Mas então para que tanta pressa em vê-la todas as manhãs, se ela já não o reconhece mais?” O homem então deu um sorriso e, batendo de leve no ombro do médico, respondeu: “Ela não sabe quem eu sou… Mas eu sei muito bem quem ela é!” O médico teve que segurar suas lágrimas enquanto pensava. “O verdadeiro AMOR não se resume na utilidade da pessoa, mas no que ela representou na sua vida. O verdadeiro AMOR é aceitação, é gratidão de tudo que foi um dia…e do que não é mais”.
É verdade que devemos demonstrar amor como uma forma de gratidão por algo que alguém fez por nós, pelo que representou. Também é fato que o amor é uma doação feita por um coração cheio de graça. Quem ama está disposto a abraçar, se doar, amar até mesmo o seu inimigo. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos tem esfriado. É preciso permanecer firme, continuar buscando o amor ao invés de dar lugar ao ódio.
Em nossa vida pode faltar muita coisa, mas não podemos nos esvaziar do amor. Provérbios 15.17 diz: “É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio”. Quem ama conhece a paz, a verdadeira prosperidade. Quem ama, permanece em Deus, conhece a Deus.
O verdadeiro amor é desinteressado em recompensas, amar é doar.