Como uma Oliveira

Oséias 14.4-7

Sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de Deus para todo o sempre (Sl 52.8). 

Davi escolhe bem quando se compara com uma oliveira. A oliveira é uma árvore baixa, frondosa, com várias ramas e de tronco retorcido, que produz azeitonas. A principal característica da oliveira é ter vida longa, atingindo cerca de 1000 anos. Na Bíblia, oliveira significa abundância e aparece como sinônimo das bênçãos divinas. 
Achei interessante a frase de Og Mandino que disse: “Cem anos são necessários para criar a oliveira, rainha de todas as árvores. Em nove semanas a cebola já está velha. Eu tinha vivido como uma cebola. Isso não me agradava. Agora desejo tornar-me a maior das oliveiras”. 
Tem muita gente que está mais para cebola do que para oliveira. A cebola tem suas qualidades, mas também algumas particularidades nem tão atrativas. Ela é conhecida por nos fazer chorar mesmo quando estamos felizes, ou por deixar o hálito inconfundível. 
Davi tinha grandes olivais. Conhecendo a importância da oliveira e a diversidade de utilização que ela tinha, faz essa comparação do justo com uma oliveira que floresce. Davi afirma: quem confia em si mesmo e vive a praticar o mal será destruído, mas aqueles que buscam refúgio no amor de Deus serão como uma oliveira que floresce. Somos oliveira verdejante graças ao grande amor de Deus por nós. Não temos porque nos engrandecer por isso. Paulo diz em Romanos 11 que somos ramos da oliveira brava e fomos enxertados na oliveira cultivada. “…não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você” (11.18b). Somos sustentados pela bondade de Deus. 
Vivamos como oliveira, com uma vida longa e cheia de vigor, frutificando e abençoando outras pessoas. Cuidado para não se tornar cebola, ficando velho, murcho e fraco rapidamente, fazendo os outros chorar. Que possamos dizer como o salmista: “Sou como uma oliveira que floresce”, plantado em Deus e confiante em seu amor. 

Revigorados por Deus, viveremos como uma oliveira.